Ultrassonografia

        A ultrassonografia é um exame complementar que obtém imagens dos órgãos e outras estruturas do corpo através de ondas sonoras de alta frequência (que geralmente varia de 3 a 18 MHz) produzidas por cristais de propriedades piezoelétricas existentes nos transdurores. Essas imagens são formadas pelo registro das reflexões das ondas ultrassônicas dirigidas para o interior do corpo, as quais retornam ao transdutor e são analisadas pelo computador que as exibe em forma de imagens.

         A obtenção de imagem por ultrassom é indolor e inócua por não envolver qualquer ionização.

   A ultrassonografia tem várias indicações e diversas modalidades de exame, tais como a ultrassonografia da região cervical, encéfalo, globo ocular, estruturas musculoesqueléticas, avaliação cardíaca e de estruturas torácicas.

     O mais utilizado é o ultrassom de abdome, que permite avaliar o tamanho, formato, contornos e arquitetura interna dos órgãos. Ele também pode ser usado para guiar citologias e biópsias ou aspirados de fluídos e tecidos moles, bem como a avaliação de todos os órgãos abdominais, mesentério e omentos, peritônio e parede abdominal, além de determinar a origem e extensão de massas abdominais.

Orientações Gerais

Os exames devem ser pré agendados e são realizados somente com a requisição do  médico veterinário solicitante. 

Para o exame ultrassonográfico abdominal adequado é ideal que o animal faça jejum alimentar de 8 horas, exceto animais diabéticos. Além disso, evite-o de urinar 1 hora antes do exame.

Pedimos que os animais estejam acompanhados de duas pessoas para ajudar na realização do exame.

Os laudos e as imagens são emitidas logo após a realização do exame (cerca de 30 minutos).

​​​ScanVet  2018| Todos os direitos reservados