Radiologia

    A radiografia é uma das técnicas de diagnóstico por imagem mais utilizadas na medicina veterinária por ser rápida, barata e pouco invasiva, além de auxiliar o diagnóstico de grande partes das doenças osteoarticulares, torácicas e abdominais que acometem os animais de companhia. A introdução da radiografia digital na medicina veterinária aumentou a sensibilidade dessa ferramenta por permitir a manipulação da imagem radiográfica e o envio dessas imagens para a troca de informações entre profissionais. 

 

    O exame radiográfico também é a primeira modalidade de imagem a ser solicitada antes de um exame mais sensível, dispendioso e invasivo como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética. 

 

    A sobreposição dos órgãos e estruturas é um dos principais fatores limitantes dessa ferramenta unidimensional, por isso é sempre indicada a realização de duas ou até três projeções diferentes das mesma região para minimizar essas sobreposições. 

 

   Em alguns casos o uso de contraste em exames como esofagograma, trânsito gastrintestinal, urografia excretora, uretrocistografia e mielografia, são indicados para complementar o exame radiográfico simples.

Orientações gerais

Os exames devem ser pré-agendados e são realizados somente com requisição do médico  veterinário responsável.

Gestantes e menores de 18 anos de idade não podem permanecer na sala durante a realização do exame.

Pedimos que os animais estejam acompanhados de duas pessoas para ajudar na realização do exame.

​​​ScanVet  2018| Todos os direitos reservados